Anarquismo é um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do capitalismo e do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força.
Exemplificando, anarquismo é a teoria libertária baseada na ausência do estado. De um modo geral,anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita,defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.
ideologias e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais.
Incluem-se nessa dominação desde o socialismo utópico a social-democracia até o
comunismo e o anarquismo. As múltiplas variantes de socialismo partilham de uma base
comum de tendência sentimental e humanitária.
Professor o senhor poderia me responder os seguintes topicos? Grata desde ja...
ResponderExcluir* o conceito de anarquismo.
* o tipo de sociedade que eles propoem
* a origem (Paises)
* o que pensam sobre o papel da mulher na sociedade
* O que pensam sobre os sindicatos
* o que pensam sobre os partidos politicos
Primeiramente muito obrigado por vc acessar o blog, fique a vontade e pode perguntar sobre qualquer assunto que lhe interessar. Estamos a dispor.
ResponderExcluirO anarquismo é uma doutrina política que surgiu no séc. XIX e teve como principal defensor o russo Mkhail Bakúin ( 1814-1876), incansável planfetário e combatente nas barricadas.
Anarquismo não quer dizer bagunça, mas sim ausência de poder. Para os anarquistas, a origem de todos os problemas sociais( e até pessoais) está nas relações de poder. Nenhum ser humano tem o direito de mandar em outro ser humano. Para o movimento anarquista, a verdadeira luta deve sempre ser em favor da liberdade. Portanto, uma sociedade verdadeiramente livre seria aquela em não houvesse quaisquer restrições á liberdade do ser humano; por isso , os seguidores dessa corrente são conhecidos também como libertários.
O termo anarquismo, de origem grega, significa “sem governo”. Isso indica que seus seguidores defendiam o fim do poder e o domínio superior sobre o ser humano. Segundo eles, os poderes ideológicos (religião, doutrinas filosóficas e políticas), políticos( dos governos, partidos políticos e da burocracia), sociais ( de uma classe sobre outras ) e até jurídicos ( das leis ) deveriam ser combatidos, pois são opressores. O que importa é a liberdade humana plena, exercida sem limitações de normas, tempo e espaço.
Não há consenso entre os historiadores sobre as origens da ideologia anarquista. Mas é possível afirmar que alguns pensadores e teóricos, como o inglês Willian Godwin em 1793 fêz publicação sobre o assunto, bem como o francês Pierre Joseph em 1840 e também o alemão Max Stirns, esses homens influenciaram decisivamente o conteúdo da ideologia anarquista.
As mulheres não foram meras coadjuvantes na teoria e prática anarquista, mas que atuaram e, mais ainda, atuaram como mulheres, mostrando a opressão sentida por elas mesmas em todos termos ( que vão da moral até a economia e a política); e que claramente se expressa na vida cotidiana e no trabalho, principalmente nas fábricas.
No Brasil, a ideologia anarquista foi introduzida pelos imigrantes europeus principalmente os italianos e espanhóis.