sábado, 15 de dezembro de 2012

ENSINAR EXIGE PESQUISA

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro.Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco,porque indaguei, porque indago e me indago.Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.
Paulo Freire, em Pedagogia da autonomia


PESQUISAR PARA FORMAR CIDADÃOS

A pesquisa na educação pode ser um forte instrumento para alcançar, além dos objetivos da disciplina, a formação para a cidadania.
Cabe ao professor buscar novas práticas que contribuam sempre para o desenvolvimento cognitivo do discente. No artigo 3º da LDB 9394/96, o inciso II diz que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: " Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber".
O professor terá oportunidade para uma maior reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos quais os alunos passam a ser caracterizados como sujeitos ativos desse processo por meio da "competências e habilidades" dos planos de aula, com tarefas concretas e práticas, cuja finalidade seja a assimilação consciente no processo cognitivo do aluno.
Há um grande desafio para os caros colegas: utilizar a pesquisa como ferramenta de suporte de ensino e aprendizagem , na qual o mais importante do que aprender é aprender a aprender.

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