sábado, 20 de abril de 2013

COM QUEM FICOU O OURO DO BRASIL ? ONTEM E HOJE.


Histórico do Presente

Para onde foi parar o ouro que foi extraído de serra pelada? As respostas não afloram e ninguém  sabe informar. Sobre como surgiu tem-se informação, como foi extraído também, quem está envolvido com a extração todos sabem Vale do Rio doce e por parte do governo a Caixa Econômica e outros...
A história se repetiu novamente no Brasil no séc. XX  quando tudo aconteceu no séc. XVII a XVIII. A mesma pergunta que se fez no séc. passado, se  faz até hoje no séc. presente. “Com quem ficou o ouro do Brasil” ?.
A Serra Pelada é uma serra brasileira localizada no estado do Pará. Se tornou muito conhecida durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido o local do maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro. Localiza-se no município de Curionópolis ao sul do estado do Pará, a aproximadamente 35 quilômetros da sede do município.
A serra é um complexo mineral que abrange uma área de aproximadamente 5 mil hectares. Hoje existem diversas cooperativas atuantes na área defendendo os direitos minerários de seus cooperados concedidos pelo DNPM - Departamento nacional de Pesquisas Minerais, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia.
Descoberta
A história de Serra Pelada começa em 1976, quando um geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral encontrou amostras de ferro no sul do Pará. Em 1979, um garimpeiro encontrou ouro no local. O ministro de Minas e Energia, Shigeakhi Ueki, fez o anúncio oficial da existência do metal em Carajás. A partir de 1980 levas de migrantes se deslocaram para o Pará e ocuparam o garimpo, que pertencia à fazenda Três Barras, propriedade de Genésio Ferreira da Silva.[2]
Auge
Em 21 de maio de 1980, o governo federal promoveu uma intervenção na área, já ocupada por 30 mil garimpeiros. Áreas de lavra e garimpeiros foram registrados pela Receita Federal e todo ouro encontrado deveria ser vendido à Caixa Econômica Federal. A intervenção foi comandada pelo militar Sebastião Rodrigues de Moura, o major Curió.
Em 1981, os depósitos de ouro na superfície se esgotaram, e a Vale tentou reaver a posse da área. Mas os interesses eleitorais (havia 80 mil garimpeiros na área) levaram o governo a fazer obras para prorrogar a extração manual. Em 1982, o garimpo foi reaberto, e Curió foi eleito deputado federal. Curió tomou posse na Cãmara em 1983 e propôs uma lei que dava permissão para que garimpeiros continuassem explorando o ouro de Serra Pelada por cinco anos. Em 1984, a Vale recebeu indenização de US$ 59 milhões pela perda da concessão da mina por quebra de contrato.
Declínio
A extração continuou caindo. Em 1988, foi de 745 kg, e, em 1990, de menos de 250 kg. Em março de 1992 o governo não renovou a autorização de 1984, e o garimpo voltou a ser concessão da Vale do Rio Doce.


Histórico do Passado
Pois é, a mineração de ouro foi a principal atividade econômica do Brasil no séc. XVIII, se o ouro era considerado uma riqueza fabulosa e ninguém produzia tanto ouro no mundo quanto o Brasil, então onde está esse ouro? Pra onde foi?  Uma parte do ouro saiu do Brasil por via direta: através dos impostos pagos ao rei de Portugal. E nos vimos que eram impostos . Outra maneira de o ouro sair foram os gastos com produtos europeus importados a partir de Portugal ( lembre-se do monopólio colonial! A colônia só comerciava com a metrópole ). As pessoas que enriqueciam na mineração gostavam de ostentar sua riqueza. Compravam um belo casarão pra encher de móveis, porcelanas, roupas finas, enfeites, sem falar nos vinhos e comidas requintados. Tudo importado da metrópole e pago com ouro do Brasil. Portanto, grande parte do ouro brasileiro saiu daqui de duas maneiras : pagamento de impostos á Coroa e compra de produtos importados da Europa trazidos pelos comerciantes portugueses.
Existia uma maneira ilegal de ouro sair do Brasil: o contrabando. Navios ingleses, escondidos pela escuridão da noite, desembarcavam clandestinamente nas praias baianas, pernambucanas e fluminenses. Deixavam caixotes recheados de mercadorias eu pagas com ouro, é óbvio. Dessa maneira uma grande parte do ouro do Brasil seguiu para Inglaterra.
Na verdade até Portugal mandava ouro para Inglaterra. Tudo começou quando Portugal quis se livrar da União Ibérica. Lembra? Foi aquele período ( 1580 a 1640 )em que o rei da Espanha foi rei de Portugal. Pra reconquistar a independência e ter seu próprio rei, os nobres e burgueses portugueses precisaram de apoio do governo da Inglaterra. A a partir daí, as ligações econômicas entre os dois países se estreitaram , com Portugal em situação de inferioridade. O novo rei de Portugal assinou tratados que cediam amplas vantagens econômicas á Inglaterra. O mais famoso deles foi o Tratado de Methuen, assinado em 1703 entre o trei da Inglaterra e o rei do Portugal. A Inglaterra se beneficiou em muito com esse tratado, pois Portugal exportava menos da Inglaterra e importava mais e seus gastos com luxo e riqueza beneficiava em muito a quem vende seus produtos e claro naquele momento o dinheiro era o ouro. Assim o ouro do Brasil era passado e repassado de forma clara e evidente a outrem.
Bem, fiz uma síntese da história do ouro do Brasil no século passado, tire suas conclusões como o nosso ouro saiu do Brasil e quem mãos está ontem e hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário